quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Agência BBB... Boa, Bonita e Barata, massss.....

... e a ética da agência receber seu mísero BV?
Aproveito o cartoon de humor do Dorinho (que originalmente foi publicado na Revista PropMark, em 12/04/2010) pra, na sequência, conversar um pouco a respeito do assunto “BV“.
Primeiro uma explicação, o que é BV:  o termo refere-se a Bônus de Veiculação e foi utilizado por muitos anos para definir a comissão que a agência tem direito, referente à veiculação de campanha de um cliente seu.

Funciona assim, a agência de propaganda tem direito a 20% de comissão sobre a verba veiculada por seu cliente, ou seja, se investiu R$ 50 mil na TV, destes R$ 10 mil depois o veículo de comissão repassará à agência, sendo que o mesmo deve acontecer com todos os outros veículos de comunicação (rádio, jornal, revista, internet, etc). No caso de serviços (como impressão gráfica) essa comissão é de até 15%.

O CENP, que legisla a respeito do relacionamento entre Agências, Veículos, Prestadores de Serviço e Clientes, determina que esse valor é legal, sendo vedado devolver isso ao cliente, evitando assim concorrência desleal, onde só se leve em conta a vantagem financeira, deixando-se de lado a qualidade da propaganda, retorno, estrutura da agência e investimento dessa em pesquisa, equipe e tecnologia.
Para isso o CENP foi criado, para que se prezasse pela qualidade, para que nossa propaganda mantivesse o padrão que sempre teve, premiada mundialmente pela criatividade, pelas belíssimas peças criadas, não deixando o mercado cair simplesmente na negociação do “menor preço”, o que, com certeza, não é bom pra ninguém (nem para o cliente, apesar de parecer que sim).

Esse valor que a agência tem direito recebe de fato o nome de Comissão de Agência (como determina as normas do CENP), mas algumas agências e empresas ainda chamam de BV, sendo que esse nome, atualmente, deveria apenas definir o Bônus de Volume, que é um valor de desconto (a ser utilizado em compra de mídia) que a agência passa a ter direito, de acordo com o volume de dinheiro investido em mídia naquele veículo, podendo esse sim repassar a seus clientes.

créditos: Silvia Zampar
Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática,
atua como publicitária há 15 anos em uma pequena agência de propaganda
em Jundiaí e leciona para os cursos de Comunicação Digital da UNIP.

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