... e a ética da agência receber seu mísero BV?
Aproveito o cartoon de humor do Dorinho (que originalmente foi publicado na Revista PropMark, em 12/04/2010) pra, na sequência, conversar um pouco a respeito do assunto “BV“.
Aproveito o cartoon de humor do Dorinho (que originalmente foi publicado na Revista PropMark, em 12/04/2010) pra, na sequência, conversar um pouco a respeito do assunto “BV“.
Primeiro uma explicação, o que é BV: o termo refere-se a Bônus de Veiculação e foi utilizado por muitos anos para definir a comissão que a agência tem direito, referente à veiculação de campanha de um cliente seu.
Funciona assim, a agência de propaganda tem direito a 20% de comissão sobre a verba veiculada por seu cliente, ou seja, se investiu R$ 50 mil na TV, destes R$ 10 mil depois o veículo de comissão repassará à agência, sendo que o mesmo deve acontecer com todos os outros veículos de comunicação (rádio, jornal, revista, internet, etc). No caso de serviços (como impressão gráfica) essa comissão é de até 15%.
O CENP, que legisla a respeito do relacionamento entre Agências, Veículos, Prestadores de Serviço e Clientes, determina que esse valor é legal, sendo vedado devolver isso ao cliente, evitando assim concorrência desleal, onde só se leve em conta a vantagem financeira, deixando-se de lado a qualidade da propaganda, retorno, estrutura da agência e investimento dessa em pesquisa, equipe e tecnologia.
Para isso o CENP foi criado, para que se prezasse pela qualidade, para que nossa propaganda mantivesse o padrão que sempre teve, premiada mundialmente pela criatividade, pelas belíssimas peças criadas, não deixando o mercado cair simplesmente na negociação do “menor preço”, o que, com certeza, não é bom pra ninguém (nem para o cliente, apesar de parecer que sim).
Esse valor que a agência tem direito recebe de fato o nome de Comissão de Agência (como determina as normas do CENP), mas algumas agências e empresas ainda chamam de BV, sendo que esse nome, atualmente, deveria apenas definir o Bônus de Volume, que é um valor de desconto (a ser utilizado em compra de mídia) que a agência passa a ter direito, de acordo com o volume de dinheiro investido em mídia naquele veículo, podendo esse sim repassar a seus clientes.
créditos: Silvia Zampar
Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática,
Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática,
atua como publicitária há 15 anos em uma pequena agência de propaganda
em Jundiaí e leciona para os cursos de Comunicação Digital da UNIP.
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